"Rezemos ao Senhor pelos nossos sacerdotes, para que tenham a coragem de sair e ir ao encontro dos doentes, levando a força da Palavra de Deus e a Eucaristia, acompanhando os trabalhadores sanitários e os voluntários, no trabalho que estão a fazer”, referiu o Papa Francisco antes de presidir à missa na Capela da Casa de Santa Marta, conta a Agência Ecclesia.
"Continuamos a rezar juntos pelos doentes, os agentes sanitários, as pessoas que sofrem por causa desta epidemia", acrescentou Francisco.
No Vaticano, as celebrações matinais com o Papa decorrem na presença de um grupo restrito de pessoas e são excecionalmente transmitidas em direto, durante esta semana, sendo uma forma de manifestar a proximidade do Papa às pessoas atingidas pela epidemia.
A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 3.900 mortos.
Cerca de 113 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países, e mais de 62 mil recuperaram.
O total de casos de infeção pelo novo coronavírus em Portugal aumentou para 39 na segunda-feira, com mais nove casos do que no domingo, havendo uma doente com um quadro clínico mais gravoso que se encontra em “vigilância apertada”.
Na sequência da evolução do surto, foram várias as escolas e serviços e espaços encerrados ou condicionados em Portugal, cuja lista pode consultar aqui.
Em Portugal, quem suspeitar estar infetado ou tiver sintomas - que incluem febre, dores no corpo e cansaço - deve contactar a linha SNS24 através do número 808 24 24 24 para ser direcionado pelos profissionais de saúde. Não se dirija aos serviços de urgência, pede a Direção-geral de Saúde.
A Direção-Geral da Saúde lançou um microsite sobre o novo coronavírus (Covid-19), onde os portugueses podem acompanhar a evolução da infeção em Portugal e no mundo e esclarecer dúvidas sobre a doença.
Comentários