Se entrar na página disponibilizada pelo Ministério da Saúde para o efeito, já é possível fazer o agendamento para esta faixa etária.
Ao contrário do que estava previsto, o autoagendamento da vacina contra a Covid-19 abriu esta segunda-feira apenas para as pessoas com idade igual ou superior a 37 anos e não 35 anos. A revista Sábado, citando fonte da task-force para a vacinação, justificou o recuo naquele dia com a necessidade de "estratificar o público de forma mais fina, à semelhança do que já foi feito".
Contudo, a partir desta quarta-feira, o processo estende-se então a quem tem mais de 35 anos. Ainda assim, se tem outro agendamento confirmado ou já recebeu a 1.ª dose da vacina aguarde pelo SNS — que irá entrar em contacto para confirmar o local e a data da 2.ª dose.
Que mecanismo é este?
Este processo de autoagendamento permite que os cidadãos selecionem o local e a data em que pretendem ser vacinados, recebendo depois uma mensagem SMS com a confirmação do dia, da hora e do centro de vacinação. A confirmação do agendamento implica que seja enviada resposta ao SMS.
Na sequência da fase 2 do plano de vacinação e de uma maior disponibilidade de vacinas em Portugal, o portal para marcações entrou em funcionamento em 23 de abril, ficando agora aberto às pessoas a partir dos 35 anos, depois de ter sido disponibilizado para utentes com 65, 60, 55, 50, 45, 43 e, esta semana, com 37 anos.
O coordenador da 'task-force' para o Plano de Vacinação contra a Covid-19 apontou hoje, numa audição parlamentar, a data de 4 de julho para começar a vacinar as pessoas com mais de 18 anos.
Comentários