Há 25 anos que se pretende demonstrar o valor do património, a prática da transumância e a extensa rede de estradas pecuárias em Madrid. Segundo o El País, as ovelhas "tomaram o coração de Madrid este domingo para celebrar os 600 anos da transumância com um passeio entre Casa de Campo e Cibeles".

Os rebanhos que participam no festival começam o seu caminho nas montanhas de León e atravessam o Puerto de los Leones na Serra da Guadarrama. Mas este ano há motivos extra para celebrar: além dos 25 anos do Festival de Transumância, cumprem-se os 600 anos da Concórdia entre os "Hombres Buenos de la Mesta" e o Concelho da Cidade, relativa à prática de pastoreio sazonal.

Hoje em dia, as vias pecuárias por onde passam os rebanhos são consideradas "corredores ecológicos que garantem a migração, a distribuição geográfica e o intercâmbio genético de espécies silvestres". A rede de trilhas de gado é considerada um legado histórico e é protegida desde 1273, tendo um total de 125 mil quilómetros de comprimento.

Em Madrid, o fim do Festival assinala-se na Galeria de Cristal do Palácio de Cibeles, onde esteve durante o fim de semana um mercado de produtos artesanais, contanto também com a atuação de grupos folclóricos.