2021, Indonésia

Em 3 de abril, um barco de pesca colidiu com um cargueiro a 60 milhas náuticas ao norte de Java, afundando com 32 tripulantes a bordo. Dois corpos foram encontrados, mas 15 marinheiros desapareceram. Outros 15 foram resgatados.

2020, Rússia

Em 28 de dezembro, o navio "Onega" de Murmansk — um grande porto do Ártico russo — afundou no arquipélago de Nova Zemble, no Mar de Barents, onde pescava em plena tempestade. Dezessete marinheiros desapareceram. Apenas dois tripulantes foram resgatados, em meio a ventos fortes e temperaturas abaixo de -20ºC.

2019, Marrocos

Em 21 de novembro, dois pescadores morreram e 14 outros desapareceram depois da sua traineira ter virado na costa do sul do Marrocos. O barco que partiu de Tan Tan, 850 km ao sul de Rabat, não emitiu nenhum sinal de socorro, segundo as autoridades.

2019, Indonésia

Um barco de pesca naufragou no início de agosto perto da Ilha Matasiri, no Mar de Java, causando quatro mortes e 31 tripulantes desaparecidos. Houve apenas dois sobreviventes.

2019, Honduras

Um barco de pesca afundou a 3 de julho por razões desconhecidas, causando 27 mortes e seis desaparecidos na costa de Honduras, perto da ilha de Cayo Gordo. A embarcação tinha saído do porto de Gracias a Dios, no início da temporada de pesca de lagosta, com 91 marinheiros a bordo.

2018, Rússia

Em 25 de janeiro, com temperaturas congelantes, o pesqueiro "Vostok" — com 21 tripulantes a bordo — lançou um sinal de alerta no Mar do Japão, a 200 quilómetros da costa da região de Primorski, no Extremo Oriente russo. Cinco dias depois, os serviços de resgate consideram que não havia esperança de encontrar sobreviventes, pelo que abandonaram as buscas.

2015, Rússia

Cinquenta e seis marinheiros morreram e outros 13 desapareceram após o naufrágio a 1 de fevereiro do "Dalni Vostok", uma traineira russa de 104 metros de comprimento, que afundou nas águas geladas do Mar de Okhotsk com 132 pessoas a bordo. Uma operação que envolveu 1.300 pessoas, 26 barcos e um helicóptero salvou 63 marinheiros.

Os investigadores levantaram a hipótese de colisão com um obstáculo que terá danificado o casco do navio, que afundou em meia hora.

2014, Rússia

A 1 de dezembro de 2014, o "Oryong 501", um barco de arrastão industrial de 1.750 toneladas de 36 anos operado pela empresa sul-coreana Sajo Industries, afundou em meia hora no Mar de Bering, no Extremo Oriente russo, num mar muito agitado. Resultado: 27 mortos e 26 desaparecidos. Sete tripulantes foram encontrados vivos.

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