“Segundo informação da Proteção Civil, o valor aproximado do derrame deve rondar os 250 quilos”, disse o autarca, em declarações à agência Lusa, citando dados atualizados disponibilizados pela Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS).

Hoje de manhã, e também em declarações à Lusa, Nuno Mascarenhas tinha avançado que se tratava de um derrame para o mar envolvendo “cerca de três toneladas” de hidrocarbonetos, mas, agora, corrigiu esta informação.

De acordo com um comunicado da APS e da Proteção Civil Municipal de Sines, um “pequeno derrame” de combustível ocorreu no Terminal XXI do Porto de Sines, esta madrugada, durante “uma operação de fornecimento de bancas do navio ‘Bahia Tres’ ao navio ‘MSC Sandra’”.

Na nota, é ainda referido que, após o derrame, “foram colocadas barreiras, com vista à contenção e recolha do combustível derramado” no sentido de “minimizar o impacto do incidente na atividade portuária".

O presidente da câmara confirmou à Lusa que o combustível derramado ficou contido na área do Terminal XXI “porque foram de imediato acionados os meios de contingência do Porto de Sines”.

Neste momento, "decorrem os trabalhos de limpeza do cais e está em curso o processo de investigação liderado pela autoridade marítima e pelo Ministério Público", acrescentaram a APS e o município.

A operação de contenção e limpeza está a ser acompanhada por elementos da proteção civil municipal de Sines.

(Notícia atualizada às 13h12 com novas informações sobre a quantidade de combustível derramado)