Em comunicado, o Comando Metropolitano da PSP de Lisboa revela que as imagens de um vídeo que circula nas redes sociais “a reproduzir agressões infligidas a um polícia da Polícia Municipal de Lisboa” foram captadas durante uma ocorrência que teve lugar pelas 21:00, à qual os agentes da 1.º divisão “acorreram para auxílio, tendo assegurado a detenção do agressor”.

De acordo com a nota, além da “condução e detenção do suspeito e a sua sujeição às devidas formalidades”, a PSP recolheu prova e testemunhos das pessoas que assistiram ao incidente, “de forma a possibilitar uma apreciação plena por parte das autoridades judiciárias numa fase processual subsequente”.

Segundo as autoridades, o detido apresenta “um vasto historial de participação em crimes lesivos ao património, à integridade física e ainda contra as forças de autoridade”.

Já tinha sido detido “por mais do que uma vez” pelo crime de resistência de coação a funcionário, revelando assim, de acordo com a PSP, “uma predisposição para a prática de crimes violentos e graves e para o desrespeito da ordem social e autoridade do Estado”.

Num vídeo divulgado pela CNN Portugal é possível ver uma pessoa a dar alguns pontapés a um agente da Polícia Municipal, que tenta evita o confronto e defender-se.

O agente encontrava-se sozinho num serviço de gratificado, segundo a estação.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.