Segundo a mesma fonte, ao abrigo deste processo, foram emitidos “mandados de detenção europeus” propostos pela Polícia Judiciária (PJ), órgão de polícia criminal responsável pela investigação, validados por autoridade judiciária e colocados em sistema.
Hoje, elementos do SEF, executaram um dos mandados de detenção relativo a um dos suspeitos do homicídio do ‘rapper’, que foi detido quando aterrou no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, proveniente do Reino Unido, para onde terá, alegadamente, fugido após o crime, acrescentou a mesma fonte.
O suspeito já foi entregue à PJ e, nas próximas 48 horas, terá de ser presente a um juiz de instrução criminal para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.
Em comunicado, o SEF confirma a detenção.
“O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve hoje, no Aeroporto do Porto, um cidadão português, de 26 anos de idade, investigado por crimes de roubo, sequestro e provável homicídio, alvo de um mandado de captura e detenção para efeitos de extradição emitido por Portugal. O cidadão foi intercetado no decorrer de um controlo de fronteira efetuado a um voo proveniente de Stansted, Londres. Em cumprimento do pedido de paradeiro policial, o cidadão foi entregue à Polícia Judiciária”, refere a nota do SEF.
Também em comunicado entretanto divulgado hoje, a Polícia Judiciária indica que o inquérito é titulado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Sintra.
“A Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional Contra Terrorismo, no âmbito de inquérito titulado pelo DIAP de Sintra, confirma a detenção, em cumprimento de Mandado de Detenção emitido pelo Ministério Público competente, de um dos suspeitos da autoria dos crimes de rapto e de homicídio, de que foi vítima o conhecido rapper Mota Jr.”, lê-se na nota.
O suspeito, que entrou em Portugal ao final da manhã de hoje, em voo proveniente do Reino Unido, foi detetado aquando do controlo fronteiriço efetuado pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, “que de imediato alertou a Policia Judiciária”.
O detido será presente, amanhã [quarta-feira], às competentes autoridades judiciárias para efeito de primeiro interrogatório judicial de arguido detido e aplicação de medida de coação, tida por adequada”, revela ainda a PJ.
Há cerca de uma semana, fonte oficial da PJ disse à Lusa ter encontrado um corpo em elevado estado de decomposição, numa zona de descampado, em Sesimbra, admitindo como possível tratar-se do 'rapper' Mota Jr., que terá sido raptado do prédio onde morava, no concelho de Sintra.
Fonte da Judiciária de Setúbal acrescentou nessa ocasião que o corpo foi detetado na sequência de um alerta feito por transeuntes.
A PJ de Setúbal explicou ainda nesse dia que as peças de vestuário encontradas, assim como outros elementos, indiciavam que se podia tratar do músico, tendo a convicção de que o corpo foi depositado naquela zona propositadamente, por ser uma área pouco movimentada.
O reportório musical do 'rapper' inclui o 'single' “Vira Casacas” e a colaboração com o 'rapper' Piruka em “Ca Bu Flã Ma Nau”.
Comentários