Alice Duarte, da unidade hoteleira algarvia promotora da iniciativa, explicou à agência Lusa que se trata de uma “tradição” com “cerca de 10 anos”, que “conta com colaboração da Junta de Freguesia de Armação de Pêra” e, no ano passado, “juntou cerca de 70 pessoas” para tomarem banho com o fato de pai Natal.

“Normalmente há bastante afluência, mais de estrangeiros, tanto hóspedes aqui do hotel, como residentes [no Algarve]”, precisou a mesma fonte, acrescentando que a organização gostava que o “número de participantes fosse muito maior” este ano, porque as receitas angariadas com a venda dos fatos revertem para apoio a duas instituições que apoiam crianças carenciadas.

Os participantes podem, disse, “comprar os fatos de pai Natal no hotel” e depois juntar-se na praia de Armação de Pêra para tomarem o banho no dia de Natal, a partir das 11:00.

“Depende também do tempo, porque já houve anos em que esteve a chover e os participantes tomaram banho na piscina do hotel, mas o banho é mais uma coisa simbólica, porque o importante é a parte solidária da iniciativa”, considerou Alice Duarte.

A mesma fonte sublinhou que esta é uma iniciativa que se vai repetir depois no dia de ano novo, “mas nesse dia o banho é tomado com pijama”.

“Quem sair na passagem do ano e ainda estiver a dormir, pode sair da cama e ir diretamente para o banho”, acrescentou.

O ponto de encontro é no hotel Holiday Inn Algarve e “os menos aventureiros” podem não dar o mergulho e “apenas molhar os pés”, mas “têm que se molhar”, observou a unidade hoteleira.

A seguir ao banho de mar, os participantes têm oferta de uma bebida “para aquecer” no bar do hotel, acrescentou.

As associações de solidariedade que vão ser apoiadas com a iniciativa são a “Espaço Amigo”, em Armação de Pêra, e a “A Gaivota”, em Albufeira, revelou a organização.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.