Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas máximas atingiram hoje, em Lisboa, os 27 graus. Foi um dia de sol, ameno, uma antecipação da primavera que chegará na próxima semana. E muitas pessoas acorreram às praias da Linha de Cascais, como se pode atestar pelas imagens registadas no site Beachcam às 17 horas, nas praias de Carcavelos e São João do Estoril.

Carcavelos, Beachcam
créditos: DR
São João do Estoril
créditos: DR

A afluência às praias levou à partilha de imagens nas redes sociais com comentários que associavam a ida às praias ao atual momento que se vive em Portugal - e em vários países - com escolas fechadas, bem como vários serviços e empresas, devido ao surto de Covid-19.

Em Portugal, as pessoas que eventualmente tenham estado em contacto com o novo coronavírus estão em isolamento social profilático voluntário, que requer a permanência no domicílio com restrições de visitas.

Aumento de pessoas nas praias leva Autoridade Marítima a lançar alerta

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) alertou hoje para os cuidados que os cidadãos devem ter nas praias, dado o “considerável aumento de pessoas a frequentar” estes espaços devido às medidas preventivas para contenção do surto de Covid-19.

“A Autoridade Marítima Nacional alerta para a não ida a banhos e recomenda que deverão ser redobrados os cuidados na praia e a adoção de um comportamento de segurança”, refere a AMN, num comunicado publicado na sua página na internet.

A AMN justifica este alerta com o facto de ter verificado “um considerável aumento de pessoas a frequentar as praias”, na sequência da “adoção de medidas preventivas para a contenção da propagação do novo coronavírus”.

“É importante ter em conta que o mar nesta época do ano é um mar de inverno, e as praias e zonas de costa apresentam risco elevado devido aos efeitos da agitação marítima, apresentando também a sua morfologia alterada pelo efeito da ondulação forte que se verifica normalmente neste período do ano, encontrando-se nelas fundões, declives acentuados, remoinhos e agueiros”, avisa a AMN.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.300 mortos em 28 países e territórios.

O número de infetados ultrapassou as 120 mil pessoas, com casos registados em 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 59 casos confirmados.

As medidas já adotadas em Portugal para conter a epidemia incluem, entre outras, a suspensão das ligações aéreas com a Itália, a suspensão ou condicionamento de visitas a hospitais, lares e prisões, o encerramento de estabelecimentos de ensino e a realização de jogos de futebol sem público.