O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que Washington ainda está a estudar retaliações pelo ataque iraniano desta madrugada contra instalações norte-americanas no Iraque, mas que quer a paz.

Donald Trump diz que "enquanto for presidente dos EUA, o Irão não terá armas nucleares". O chefe de Estado norte-americano disse esta quarta-feira que os mísseis iranianos desta madrugada não fizeram baixas. Os Estados Unidos vão continuar "a avaliar a resposta ao Irão", que, afirma Trump, "parece estar a recuar".

Em cima da mesa, estão já novas sanções — todavia, Trump não deu detalhes sobre a sua natureza. Donald Trump diz que ainda estão em aberto as opções de resposta ao Irão, mas que, para já, os EUA vão intensificar sanções económicas contra o Irão, como retaliação contra os ataques iranianos com mísseis que esta madrugada atingiram duas bases militares que albergam soldados norte-americanos no Iraque.

Apelou ainda aos países europeus para se "livrarem dos resquícios do acordo nuclear iraniano".

Apesar dos ataques desta noite, o presidente afirma que o Irão parece estar a recuar. Antes de entrar no discurso, Trump reforçou a mensagem que tinha publicado nas redes sociais no passado dia 6: "Enquanto for presidente dos EUA, o Irão não será autorizado a ter uma arma nuclear".

Durante uma comunicação ao país, ao lado de chefes militares e altos funcionários do seu Governo, Trump disse que os ataques iranianos desta madrugada não provocaram vítimas e fizeram “danos materiais mínimos” e considera que o Irão está a recuar no conflito.

Mais de uma dúzia de mísseis iranianos foram lançados hoje de madrugada contra aquelas duas bases iraquianas — em Ain al-Assad e Erbil — que albergam tropas norte-americanas.

Esta ação foi assumida pelos Guardas da Revolução iranianos como uma “operação de vingança” da morte do general Qassem Soleimani, comandante da força de elite Al-Quds, que morreu na sexta-feira num ataque aéreo em Bagdad, capital do Iraque, ordenado pelo Presidente dos EUA, Donald Trump.

O Departamento de Defesa norte-americano confirmou que "mais de uma dúzia de mísseis" iranianos foram disparados contra as duas bases, mas não indicou se resultaram vítimas dos ataques.

Na sua conta no Twitter, numa primeira reação, Trump disse que “está tudo bem”, sublinhando que estava em curso a avaliação de vítimas e danos, e prometeu pronunciar-se hoje sobre a situação.

A televisão estatal iraniana afirmava que os mísseis mataram 80 norte-americanos, citando uma “fonte informada” junto dos Guardiães da Revolução. Porém, o presidente dos Estados Unidos veio, por sua vez, dizer que não houve baixas do lado norte-americano.