Segundo o Expresso, há "centenas" de cidadãos vacinados nos Açores que não conseguem ter acesso ao certificado digital. Em causa está um problema informático relacionado com a vacina da Janssen.

“Não está a acontecer com toda a gente, mas de facto há pessoas com certificados que têm informação de várias doses desta vacina”, diz Berto Cabral, diretor Regional da Saúde dos Açores.

Como esta vacina é de dose única, isso faz com que o certificado digital não funcione.

O problema está a registar-se desde o dia 1 de julho e as autoridades regionais de saúde já informaram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS). A promessa é de que fique resolvido ainda esta semana.

Porque é que estes casos se têm registado nos Açores? O arquipélago usa uma plataforma informática diferente daquela que é usada no Continente nos seus centros de saúde. A integração dos dados dessa plataforma começou a ser feita três dias antes da entrada em vigor do certificado digital de vacinação contra a covid-19, a 1 de julho.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 7.042 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 6.452 pessoas e falecido 34.

Quanto ao Plano Regional de Vacinação, a Autoridade de Saúde dos Açores informa que desde 31 de dezembro de 2020 e até 8 de julho, foram administradas nos Açores "250.705 doses de vacinas contra a covid-19".

Assim, há "129.190 pessoas com, pelo menos, uma dose (53,21% da população)" da vacina nos Açores e "121.515 pessoas com vacinação completa (50,05%)".

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.