A premissa parece simples: e se os sinais de luzes e aplicações que alertam para a presença de operações STOP colocassem em risco a vida de alguém?
O vídeo partilhado pelas autoridades espanholas começa por mostrar um condutor a fazer sinais de luzes a outros, avisando-os que naquela rua está em curso o que parece ser uma simples Operação STOP.
Um dos condutores vê o sinal e inverte a marcha. Pouco tempo depois percebe-se que leva no porta-bagagens uma menina que foi raptada. Junto aos polícias estão os pais desta criança, que aguardam na esperança de que o criminoso seja detido na operação.
¿Avisas de los controles policiales con luces o #apps?
Igual viendo este vídeo hasta el final te lo replanteaspic.twitter.com/bqDSo2Pb7r— Guardia Civil (@guardiacivil) 11 de setembro de 2016
O vídeo é uma resposta das autoridades ao novo hábito dos condutores de revelar a localização das ações de fiscalização nas redes sociais e em aplicações para o efeito.
As reações ao vídeo dividem-se entre os que apoiam a ação da polícia e que vão mudar as suas atitudes, deixando de avisar os outros condutores, e os que criticam a campanha, pois considerarem que é uma mensagem para incentivar a "caça à multa".
Comentários