Segundo a Reuters, os animais e os seus domadores fizeram um pequeno percurso antes de prestar homenagem a um retrato do rei. Muitos espetadores seguravam também fotografias do rei Vajiralongkorn.

Os elefantes têm um significado especial na história e cultura tailandesa. "O elefante é um símbolo do monarca, um símbolo de batalhas, bem como de paz e serenidade", explicou Panarat Panchuer, morador de Bangkok de 61 anos.

Laithongrien Meepan, responsável pelo Elephant Kraal and Village, em Ayutthaya, referiu estar satisfeito por os elefantes terem conseguido manter a calma apesar da multidão agitada e do calor que se fazia sentir.

Os elefantes apresentados frente ao palácio tinham uma cor branca. Para tal, foi utilizada uma tinta à base de água, não tóxica, misturada com pó, de forma a não prejudicar os animais. De acordo com a Euronews, os elefantes brancos são um símbolo sagrado do poder real, tendo estado o animal representado na bandeira nacional até 1917.

O rei Vajiralongkorn da Tailândia foi coroado no sábado numa sumptuosa cerimónia no Grande Palácio Real, em Banguecoque.

Na coroação, para além de Suthida, estiveram ainda presentes membros do Governo e do Conselho Privado do rei.

Pelo menos 10 mil membros das forças de segurança foram mobilizados em torno do palácio, onde as cerimónias de coroação duraram até segunda-feira, com um orçamento de mil milhões de bat (cerca de 27,9 milhões de euros).

Vajiralongkorn, décimo monarca da dinastia Chakri, foi proclamado rei em dezembro de 2016, três meses após a morte do seu pai, o rei Bhumibol Adulyadej, que reinou por sete décadas.

O rei, de 66 anos, deverá enfrentar comparações em relação ao seu pai, que foi muito trabalhador e profundamente respeitado pelos tailandeses.

Vajiralongkorn passa longos períodos no estrangeiro, pelo que conquistar a sua posição entre a população tailandesa poderá levar tempo.

O soberano participou em dois eventos de alto nível em 2015, levando milhares de tailandeses em massa a eventos de ciclismo para marcar os aniversários dos seus pais.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.