O Partido Socialista e António Costa continuam na mó de cima. De acordo com o Barómetro da Eurosondagem realizado para a SIC e Expresso divulgado esta sexta-feira, se as eleições legislativas acontecessem hoje, os portugueses voltariam a confiar no PS para formar governo.

O Barómetro dá ao PS 41,3% das intenções de voto (mais 1,1 pontos percentuais desde a última sondagem), ao ponto que o PSD não reúne mais do que 26,9% das intenções de voto (menos 1 ponto percentual desde a última sondagem), sendo que é de sublinhar que o inquérito foi realizado entre os dias 14 e 17 janeiro, os primeiros imediatamente a seguir à vitória de Rui Rio nas eleições internas do partido social-democrata.

Realça o Expresso que os socialistas, desde junho de 2017, que se mantêm acima dos 40% das intenções de voto, já os sociais-democratas de há um ano para cá que não ultrapassam o patamar dos 30%.

créditos: ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Relativamente aos outros partidos com assento parlamentar, o Bloco de Esquerda é o terceiro no que toca à intenção de voto dos portugueses, somando 8,5% das intenções de voto, estando assim à frente do CDS (7%), da CDU (6,9%) e do PAN (1,8%).

Apesar de destacado na sondagem, o PS continuaria sem conseguir governar sozinho, ou seja, sem conseguir alcançar a maioria absoluta.

Marcelo, o imbatível

Quando o tema é popularidade, a conversa é outra. Costa é o líder partidário mais popular, com 33,5% da preferência dos portugueses, mas muito distante do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa que lidera o ranking destacadíssimo com 63,6 pontos percentuais.

Assunção Cristas, do CDS-PP, é a segunda líder partidária que reúne maior popularidade (8,4%), ficando à frente do ainda líder da oposição Pedro Passos Coelho (7,8%) e somando maior popularidade do que Catarina Martins (2,1%) e Jerónimo de Sousa (4%) juntos.

O estudo de opinião foi efetuado pela Eurosondagem S.A. para o Expresso e SIC, de 14 a 17 de janeiro de 2018. A sondagem foi feita através de 1158 entrevistas telefónicas, com um erro máximo da amostra de 3,07% para um grau de probabilidade de 95%.