Em comunicado, a embaixada pede aos cidadãos para terem consigo documentos de identificação e transportarem “água, alimentação, agasalhos e combustível de reserva” caso se desloquem em viaturas próprias.
Na madrugada desta quinta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, já tinha recomendado aos portugueses residentes na Ucrânia que aguardassem as indicações da embaixada.
À RTP, Santos Silva revelou que já tinha com o embaixador português na Ucrânia e exprimiu a solidariedade de Portugal com o povo ucraniano, apelando depois aos cidadãos portugueses e luso-ucranianos que ali se encontrem que se mantenham "vigilantes e se protejam e aguardem indicações da nossa embaixada".
Estarão na Ucrânia cerca de 40 portugueses e de 120 cidadãos luso-ucranianos registado e cujo paradeiro é conhecido da embaixada de Portugal, revelou o ministro.
Santos Silva reconheceu que ainda não está a par de pedidos de retirada, remetendo "para as próximas horas" outra reação.
"Estamos já a concertar com os parceiros a avaliação da dimensão desta operação e depois naturalmente a reação a ela", acrescentou. O Ministro dos Negócios Estrangeiros espera uma "reação firme" dos aliados na próxima reunião da NATO marcada para esta manhã.
COMUNICADO NA ÍNTEGRA
Aconselhamos os cidadãos portugueses a que saiam da Ucrânia através das fronteiras terrestres com a União Europeia, preferencialmente na direção da Polónia e da Roménia. Em caso de necessidade, existem os seguintes dois pontos de concentração organizados pela Embaixada que poderão ser utilizados:
Local 1:Rivne
Morada: FAPOMED - Vulytsya Ostroz’koho 46, Hoshcha 35400, RIVNE
COORDENADAS
50°36'40.2"N 26°40'40.4"E
Local 2: Khmelnytskyi
Morada: HOTEL TAMERLAN - Estrada Nizhnia Bierieghova 2, Khmelnytskyi, 29000, Ucrânia
COORDENADAS
49°26'23.3"N 26°58'16.9"E
Será aconselhável transportar consigo água, alimentação, agasalhos e combustível de reserva caso se desloque em viatura própria. Igualmente deve ter consigo os seus documentos de identificação e viagem.
Informa-se que os telefones alternativos de contacto para emergência/evacuação são:
+380 981 769 334
+881 632 560 794.
Comentários