Já foi detido o condutor, um homem de 25 anos da Irlanda do Norte, por suspeita de homicídio.

As suspeitas apontam no sentido de o caso poder estar ligado ao tráfico de pessoas, pela forma como as vítimas estavam amontoadas no interior do contentor do camião. No entanto, a polícia não fez a associação formalmente.

A polícia britânica informou que o camião entrou no Reino Unido na noite de terça para quarta-feira pelo porto de Purfleet, no rio Tamisa, procedente de Zeebruges, na Bélgica.

Inicialmente tinha sido avançada a informação de que o camião pudesse ter tido origem na Bulgária.

“Pensamos agora que o camião viajou de Zeebruges para Purfleet”, onde chegou por volta das 00:30 hora local (a mesma hora em Lisboa), indicou um comunicado da polícia de Essex.

O Governo búlgaro informou que o camião está registado na Bulgária, mas é propriedade de uma empresa detida por uma mulher de nacionalidade irlandesa.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros búlgaro precisou que o camião da marca sueca Scania está registado na cidade portuária búlgara de Varna, junto ao Mar Negro, mas essa será a única ligação ao país, onde não há registo de passagem do veículo desde 2017.

A procuradoria federal da Bélgica avançou hoje à tarde que abriu uma investigação sobre este caso, uma vez que o veículo terá passado pelo território belga.

As autoridades belgas não deram pormenores sobre o trajeto presumivelmente feito pelo camião naquele país.

"Trata-se de uma situação trágica, em que um grande número de pessoas perderam a vida. Está em curso uma investigação para determinar o que aconteceu", disse esta manhã o superintendente da polícia Andrew Mariner, citado pelo jornal britânico.

O responsável acrescentou que as vítimas são 38 adultos e uma adolescente.

As autoridades foram chamadas pelo serviço de emergência esta madrugada quando foi encontrado o contentor com os corpos no Parque Industrial Waterglade, em Thurrock, Essex, no sudeste de Inglaterra.

Um cordão policial foi instalado na zona e o parque industrial esteve fechado.

(Notícia atualizada às 17h31 - Acrescenta informação sobre a origem do camião)