"Com o objetivo prioritário de acudir a cidadãos sem-abrigo ou com necessidades especiais, estas equipas percorrerão vários pontos do concelho distribuindo agasalhos", lê-se no comunicado enviado pela Câmara de Faro.

A autarquia adiantou que a medida entra em vigor hoje, com a saída para a rua de equipas que estarão "em ação de vigilância e auxílio a quem mais necessite", devido às baixas temperaturas que se fazem sentir em Portugal.

"O aviso de descida drástica das temperaturas motiva a adoção de medidas de contingência e recomendações por parte do município, para proteção das comunidades", refere o comunicado.

A autarquia pede ainda a colaboração da população "na identificação de eventuais situações que se enquadrem neste tipo de apoio disponibilizado".

Para encaminhamento de situações identificadas, a Câmara de Faro solicita o contacto com a central de comunicações do Serviço de Proteção Civil e Bombeiros de Faro através do número 289888000.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) aconselhou hoje os portugueses a tomarem medidas preventivas face ao tempo frio e alertou para a necessidade de uma condução cuidadosa sobretudo em locais suscetíveis de formação de gelo.

Com o tempo frio, alerta também a ANPC num aviso à população, podem verificar-se intoxicações por inalação de gases por inadequada ventilação de habitações com lareiras e braseiras, sendo que as mesmas podem provocar incêndios.

A ANPC recomenda que se evite exposição prolongada ao frio e mudanças bruscas de temperatura, a proteção com roupas adequadas, a ingestão de bebidas quentes evitando-se o consumo de álcool, a adequada ventilação das habitações, e o cuidado com dispositivos de aquecimento.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso amarelo (o menos grave) para todos os distritos do continente devido ao frio, atualizado hoje e que se prolonga até à madrugada/manhã de quinta-feira.