O Centro Ciência Viva de Tavira iniciou, no final de setembro, as atividades  do projeto A Minha Praia, levando alunos do 3º e 4º ano da Escola Básica 1.º ciclo de Santa Luzia à Praia do Barril para uma sessão de monitorização e limpeza do lixo presente no areal. Às crianças participantes foi feita uma introdução à problemática do lixo marinho, as suas origens e impactos, e sobretudo como a sua presença nas praias afeta a saúde do meio marinho, o quotidiano das populações residentes e a economia local. Depois, munidos de luvas protetoras, sacos de recolha de lixo e fichas de registo e catalogação, meteram mãos à obra, percorrendo uma parcela da Praia do Barril em busca de todo o lixo visível.

Coordenado pelo Centro Ciência Viva de Tavira, o projeto “A Minha Praia” foi um dos vencedores da primeira edição do Orçamento Participativo Portugal (OPP) na área da Ciência em 2017 e alia os três Centros Ciência Viva da região (Centro Ciência Viva do Algarve, Centro Ciência Viva de Lagos e Centro Ciência Viva de Tavira), envolvendo também o projeto Straw Patrol, o Centro de Ciências do Mar (CCMar), a Agência Portuguesa do Ambiente – Administração da Região Hidrográfica do Algarve (APA/ARH-Algarve), e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), vários municípios algarvios e o empreendimento turístico Pedras d’El-Rei.

As ações de monitorização e limpeza levadas a cabo pelos alunos algarvios de vários anos letivos destinam-se não só a recolher o lixo das praias, mas também informação sobre quantidades e tipos de lixo encontrados, bem como a sua sazonalidade. Estes dados serão depois fornecidos às entidades competentes para que sejam incorporados em análises e estudos de âmbito nacional e internacional sobre a permanência de lixo marinho nas costas portuguesas e europeias.

Outra particularidade deste projeto é a instalação de estações de reciclagem de plástico “Precious Plastic” nos Centros Ciência Viva participantes. Estas estações de reciclagem estarão disponíveis à comunidade escolar regional para o desenvolvimento de atividades didáticas de reciclagem e reutilização, onde a partir do lixo plástico encontrado, se produzem novos objetos que os alunos podem utilizar, prolongando assim a vida útil dos materiais e reduzindo o impacto do lixo resultante de itens plásticos descartáveis e de uso único.