A conferência internacional leva a Lisboa especialistas de renome na área, como é o caso de Martin Hofman, responsável pela tecnologia de informação do grupo Volkswagen; Paulo Humanes, gestor do PTV Group; ou ainda de Andrew McKellar, secretário-geral para a Mobilidade da Federação Internacional do Automóvel.

Também vão estar presentes o ministro belga para a Mobilidade, Pascal Smet; Patrick Oliva, cofundador da PPMC - Paris Process on Mobility and Climate; e Mark Preston, da Formula E Team, além de Markus Bischof, responsável da segurança europeia da Cisco Systems GmbH.

Por parte de oradores portugueses, o palco contará com as presenças do ministro do Ambiente, João Matos Fernandes; do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques; do secretário de Estado adjunto e do Ambiente, José Gomes Mendes; do presidente da Via Verde, João Azevedo Coutinho, e do ‘partner’ da Deloitte Miguel Eiras Antunes.

Em cima da mesa, a debate, vão estar temas como conectividade e autonomia, infraestruturas e redes (soluções inteligentes de mobilidade) ou o futuro da logística urbana.

Durante dois dias, no SUD Lisboa, vão ser ainda ministrados ‘workshops’, um dedicado à mobilidade de confiança e outro sobre mobilidade local.

Este último conta com a participação do vice-presidente Câmara Municipal de Cascais, Miguel Pinto Luz, do presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Francisco Malveiro Martins, do vereador da Câmara de Viseu João Paulo Gouveia e de Pedro Silva, diretor para a Mobilidade Elétrica da empresa Efacec.

A iniciativa é do Global Media Group e da EDP, com a parceria da Volkswagen, Via Verde e Efacec, e nela serão discutidos os desafios da mobilidade elétrica e partilhada, bem como as redes inteligentes de gestão de tráfego nas cidades e as novas tecnologias ao serviço dos cidadãos para melhorar a acessibilidade aos meios de transporte e sua descarbonização.

A organização sublinha que o foco do evento são as novas políticas e tendências da mobilidade: dos carros elétricos às viaturas partilhadas, desde as redes inteligentes à gestão de tráfego nas cidades, passando por questões relacionadas com a cidadania.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.