Segundo a DGRSP, a entrega do equipamento decorre no âmbito do processo de modernização tecnológica dos meios do Corpo da Guarda Prisional e vai permitir melhorar “de forma significativa” a qualidade e capacidade de comunicação.
“Será possível interligar os estabelecimentos prisionais e as viaturas celulares e dotar de capacidades acrescidas as redes internas dos estabelecimentos e a rede de emergência do GISP (Grupo de Intervenção de Segurança Prisional)”, lê-se no comunicado enviado pela Direção-Geral.
Os novos equipamentos vão melhorar, segundo a DGRSP, o nível funcional de todas as redes rádio existentes, permitindo também a ligação à Rede Nacional de Emergência e Segurança e um contacto permanente com todas as forças de segurança.
Segundo o comunicado, até ao final do próximo ano, todos os estabelecimentos prisionais vão estar dotados com os meios “adequados ao cumprimento das suas missões, com uma funcionalidade, área de cobertura e interoperabilidade entre redes excelentes”.
Considerando-os instrumentos importantes para as várias tarefas que implicam a coordenação, comando e controlo em tempo real, a DGRSP acrescenta ainda que a aquisição e distribuição dos novos equipamentos é a concretização de um “objetivo de décadas”.
A cerimónia de entrega de equipamentos decorre no dia 2 de outubro no Estabelecimento Prisional de Lisboa, onde estará também presente a secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Mesquita Ribeiro.
Comentários