A estação da Reboleira foi inaugurada a 13 de abril de 2016 e representou um prolongamento da Linha Azul numa extensão de 937 metros.

Segundo o Metropolitano de Lisboa, o prolongamento do troço permite que os passageiros possam viajar entre a Reboleira e o Marquês de Pombal (Lisboa) em 19 minutos e entre a Reboleira e a Baixa-Chiado em 24 minutos.

Na altura da inauguração, o Metropolitano de Lisboa estimou que, a partir de 2020, a nova estação seja utilizada por “cerca de sete milhões de passageiros por ano”, na sequência de um investimento global de cerca de 60 milhões de euros, comparticipado por financiamento comunitário de 42,5 milhões do Fundo de Coesão, para despesas realizadas entre 2007 e 2015.

Um ano depois, numa resposta escrita enviada à agência Lusa, a empresa pública destacou a importância da abertura da estação da Reboleira para a mobilidade.

“Com a abertura desta estação foi criado mais um interface de ligação com a linha de Sintra. Depois das estações dos Restauradores, Jardim Zoológico, Colégio Militar, os habitantes dos municípios da Amadora e de Sintra passaram a ter na Reboleira mais uma opção de mobilidade rápida, cómoda e segura para a cidade de Lisboa, sendo, ao mesmo tempo, ambientalmente sustentável”, indicou.

A abertura da estação chegou a ser anunciada para o final de 2015, mas foi adiada por duas vezes e ocorreu muito depois de agosto de 2010, a data apontada no estudo de impacte ambiental da obra, de 2007.

Com a inauguração da estação da Reboleira, a Linha Azul passou a ter uma extensão de 13,7 quilómetros, com 18 estações entre a Reboleira e Santa Apolónia (Lisboa).