Uma estátua que representa Donald Trump nu foi colocada em exposição perto de Las Vegas, no estado de Nevada, nos Estados Unidos da América (EUA). Com mais de 13 metros de altura, a obra estava, até à noite de segunda-feira, num terreno próximo de uma estrada.

Ainda não se sabe ao certo quem é o autor da escultura, mas os republicanos mostraram-se desagradados com a figura do ex-presidente dos EUA, considerando-a "deplorável".

Segundo um porta-voz do responsável pela obra, que prefere o anonimato, a instalação chama-se "Crooked and Obscene" (em português, "Torto e Obsceno").

A estátua, que tem pouco mais do que três metros de largura e pesa mais de 2.000 kg, é feita de espuma sobre vergalhões.

Com o intuito de "iniciar conversas", a escultura vai passar por vários "estados decisivos" norte-americanos até às eleições presidenciais de novembro.

De acordo com a Sky News, o Partido Republicano de Nevada já se manifestou, condenando "veementemente a estátua".

"Enquanto as famílias passam por Las Vegas, elas são forçadas a assistir a esta marioneta ofensiva, criada, intencionalmente, para chocar em vez de criar um diálogo significativo", disse.

"O presidente Trump e os republicanos estão focados em entregar resultados importantes: reduzir a inflação, proteger as nossas fronteiras, criar empregos e garantir um futuro melhor para todos os americanos", adiantou o partido.

"Enquanto os democratas, especialmente, Kamala Harris, continuam a priorizar o valor do choque em detrimento do conteúdo", referiu, insinuando que os democratas são responsáveis pela obra.