Em declarações à Lusa, a Vice-Reitora para as relações internacionais, Maria Fernandes, disse que este convívio "dá aos estudantes internacionais a oportunidade de se encontrarem e provarem doces típicos de Natal."
Os cerca de 200 estudantes reuniram-se à volta de uma mesa, na Cantina dos Bragas, junto à Faculdade de Direto do Porto, com diversos bolos e petiscos, num cenário de convívio, ao som da música alusiva à época, numa iniciativa que já se tornou tradição.
"Muitos deles vão embora durante o Natal e, desta maneira, contactam com iguarias que nós temos tradicionalmente no nosso Natal," disse Maria Fernandes.
Os estudantes internacionais aprovaram a iniciativa, como foi o caso de Gabriela, brasileira que estuda Direito na Universidade do Porto, que diz ter gostado muito do Bolo-Rei e confessou nunca o ter provado.
A iniciativa contou também com um concurso de comida internacional, onde os estudantes estrangeiros foram convidados a preparar comida típica de Natal dos seus países, como Manuel, um aluno colombiano de Design da Universidade do Porto, que ajudou a confecionar as "Natillas", para apresentar aos companheiros, destacando que a comida "une as pessoas".
Também Cecília, natural da Argentina e estudante de Belas Artes na Universidade do Porto, diz ter gostado muito da mesa e da comida por ser "algo tradicionalmente natalício" e destacou que no seu país de origem "as pessoas comem mais carne assada e não tantos doces [como em Portugal]"
"Já fazemos esta iniciativa há muitos anos e é para continuar, porque temos o dever de integrar os estudantes internacionais com esta iniciativa, para que estes se sintam em casa," disse a vice-reitora, Maria Fernandes.
A Universidade do Porto é o local de estudo para mais de quatro mil jovens estrangeiros, de quase 100 nacionalidades, quase metade em programas de mobilidade, como o Erasmus+.
Comentários