Num mundo cada vez mais digital e tecnológico, quais serão as profissões do futuro? Segundo um relatório australiano, daqui a 20 anos, o trabalho poderá ser mais interessante e gratificante para as pessoas.

O relatório da Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO), publicado esta sexta-feira, identificou as grandes tendências de trabalho dos próximos 20 anos na Austrália. Tal como na grande maioria dos países desenvolvidos, os locais de trabalho serão mais digitais e automatizados.

guia online

Segundo o relatório, alguns trabalhos vão deixar de existir, pois vão passar a ser automatizados, contudo, este facto parece não preocupar a ministra do emprego australiana, Michaelia Cash.

A ministra olha para a evolução tecnológica de forma positiva. Citada pelo The Guardian, Michaelia Cash explica que a tecnologia irá criar novos empregos e oportunidades.

 "O futuro não será com pessoas a competir com máquinas, será com pessoas a usar as máquinas e a fazerem um trabalho mais interessante e satisfatório", comentou a ministra durante a conferência Australian Computer Society.

studying

Os dispositivos robóticos destacam-se entre as tendências identificadas pelo relatório do CSIRO. De acordo com o mesmo, estes dispositivos vão conseguir executar muitas tarefas de forma mais rápida, segura e eficaz do que os humanos. Tudo isto graças à "explosão na conectividade dos dispositivos, os volumes de dados e a velocidade de computação combinados com os avanços rápidos na automatização e na inteligência artificial", lê-se.

Ciências, tecnologia, engenharia e matemáticas são utilizadas em 75% das ocupações que mais crescem, indica o relatório. O relatório ainda identifica o auto-emprego e o freelancing como outra tendência das próximas duas décadas.

freelancer

O relatório ainda prevê que o setor de serviços, em especial da educação e da saúde, continuará a impulsionar a criação de emprego. Assim, explica o relatório, "habilidades de interação social e de inteligência emocional se tornarão cada vez mais importantes".

As tendências de emprego irão resultar em novos tipo de trabalho, menciona o relatório. Para o CSIRO poderão ser maiores anlalistas de big data, analistas para apoio a decisões complexas, operadores de veículos de controlo remoto, especialistas em customer experience, ajudantes pessoais de saúde e guias online.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.