Pelo menos dois estudantes, um rapaz e uma rapariga, ambos de 15 anos, morreram esta terça-feira após um adolescente, também de 15 anos, ter iniciado um tiroteio na Marshall High School, em Benton, uma escola secundária localizada no sul do estado norte-americano de Kentucky. Para além das duas vítimas fatais, 19 ficaram feridos.

A informação foi transmitida e confirmada pelo Governador daquele Estado, Matt Bevin, em conferência de imprensa.

As autoridades ainda não conseguiram determinar os motivos que levaram ao jovem perpetrar o tiroteio, mas a polícia indicou que este foi detido e que permanece em custódia. As vítimas foram transportadas para os hospitais locais, dos quais 14 estudantes receberam tratamento para ferimentos de balas.

Na sua conta verificada do Twitter, Matt Bevin apelou à união da população enquanto as autoridades tentam determinar o que se passou esta manhã (hora local).

"É uma tragédia tremenda e fala ao nosso corrente coração partido nas nossas comunidades. É inacreditável que isto tenha acontecido numa pequena e unida comunidade como Marshall County. Há muito que não se sabe, [pelo] que encorajo as pessoas a se amarem durante este período. Não especulem, mas apoiem-se uns aos outros e permitam que os factos venham ao de cima", revelou.

O Senador do Kentucky Rand Paul e Mitch McConnel utilizaram igualmente as redes sociais para prestar as suas condolências às famílias afetadas.

Testemunhas no local descreveram que os estudantes tentaram "freneticamente" procurar abrigo/cobertura quando se iniciaram os primeiros disparos. Greg Rodgers, aluno do 11º ano, tinha acabado de chegar à escola no momento, mas rapidamente reparou que algo se passava de anormal.

"Estacionei numa no passeio da rua porque toda agente estava a correr na rua principal", revelou Rodgers à NBC News. "Perguntei a um amigo o que se estava a pensar e ele disse-me que estava a decorrer um tiroteio na escola. Fiquei chocado. Disse-me que alguém tinha acabado de disparar na escola", disse.

[Notícia atualizada às 20:10]