A conversa começou por ter como tema a votação dos deputados de Lisboa acerca de localização da sede da Agência Europeia do Medicamento, que, em outubro, vai sair do Reino Unido e fixar-se numa das 20 cidades da União Europeia, candidata a recebê-la.
Em Portugal vive-se um intenso debate sobre o facto de a cidade candidata ser Lisboa e não o Porto. E este foi o ponto de partida para um monólogo do eurodeputado socialista Manuel dos Santos na rede social Twitter, que culminaria com o eurodeputado a chamar “cigana” à deputada socialista, e candidata à Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro.
“Entre os deputados socialistas que votaram Lisboa como sede da Agência Europeia do Medicamento esteve Luísa Salgueiro, dita a cigana”, escreveu e publicou Manuel dos Santos.
Mas o eurodeputado não se ficou por aqui. “Luísa Salgueiro, desconhecida deputada em Lisboa, reside na Maia, é protegida por Costa e Pizarro e vai ser candidata à câmara de Matosinhos”, continuou Manuel dos Santos que escreveu ainda que a deputada não é “cigana não só pelo aspeto, mas também porque paga os favores que recebe com votos alinhados com os centralistas”.
As publicações não passaram despercebidas e rapidamente mereceram a desaprovação e condenação de dois nomes de relevo da esquerda portuguesa, Rui Tavares, ex-deputado do Bloco de Esquerda, agora no Livre, e João Galamba, deputado socialista.
“Não posso achar aceitável que um deputado ao Parlamento Europeu se exprima nestes termos racistas”, escreveu Rui Tavares.
Já João Galamba classificou o membro do seu partido como “uma vergonha de MEP (eurodeputado)”.
Não achas tu e não acha ninguém. Uma vergonha de MEP
— Joao Galamba (@Joaogalamba) 16 de junho de 2017
Dadas as reações nas redes sociais, Manuel dos Santos voltou ao Twitter para se defender dizendo que não responde a “grupos organizados das redes sociais, dedicados a reverter (excelente expressão) afirmações fora de contexto para ataques”. Sublinhando, logo de seguida, que estes grupos não o “atemorizam” e que não era racista.
Economista de profissão, Manuel dos Santos foi deputado à Assembleia da República em 6 legislaturas diferentes.
Manuel dos Santos substituiu no Parlamento Europeu Elisa Ferreira, em 2016, quando esta foi nomeada para o Conselho de Administração do Banco de Portugal.
Este foi um regresso ao Parlamento Europeu, onde já havia sido deputado por duas ocasiões, entre 2001 e 2004, e entre 2004 e 2009.
Comentários