Aquela medida, aprovada na reunião do executivo municipal desta manhã, vai beneficiar mais de mil alunos do ensino secundário e implica um acréscimo do orçamento anual com transportes escolares na ordem dos 250 mil euros.

Ao todo, a partir de janeiro, cerca de 5.500 alunos do concelho vão usufruir de transporte escolar gratuito, investido a autarquia 1,8 milhões de euros neste apoio.

"A partir do início da execução do orçamento de 2019, no dia 01 de janeiro, cumpriremos esta proposta que inserimos no Plano de Atividades do próximo ano e que consiste em suportar 100% dos passes dos nossos jovens até à conclusão do ensino secundário", explicou o presidente da autarquia, Paulo Cunha.

O autarca salientou que a medida hoje aprovada dá corpo à promessa de "alocar a verba que estava afeta aos manuais escolares para uma outra despesa relacionada com a educação".

No início do ano letivo, Paulo Cunha garantiu que se o Governo garantisse o empréstimo dos manuais escolares a todos os alunos do secundário, a autarquia comprometia-se a aplicar a verba destinada àquele empréstimo igualmente na Educação.

"Nós nunca veríamos aqui uma forma de poupança orçamental, sempre teríamos o cuidado de redirecionar esses montantes que foram afetos aos manuais escolares a outro tipo de investimentos, sempre no dossier educação. É o que estamos a fazer com os passes escolares até ao secundário", recordou hoje o autarca.