A informação foi avançada hoje em comunicado pela autarquia, lembrando que as Grandes Festas do Divino Espírito Santo deste ano “foram canceladas precisamente em consequência da covid-19″, mas “tendo em conta a importância destas festividades” a autarquia “entendeu assinalar as mesmas simbolicamente”.

Esta 17.ª edição decorre entre os dias 10 e 12 de julho, referindo o município, por exemplo, que “na escadaria principal dos Paços do Concelho ficará o Quarto do Espírito Santo”, que será aberto na sexta-feira à tarde.

As Portas da Cidade e a fachada da Câmara Municipal estarão ornamentadas “a preceito para lembrar esta tradição secular”.

Na sexta-feira, a Câmara Municipal de Ponta Delgada, através da Divisão de Desenvolvimento Social, fará a distribuição de pensões a 53 instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho.

Estas pensões são constituídas por 1.000 quilos de carne, doados, 55 pães e 80 bolos de massa sovada, no total.

No domingo, na Igreja Matriz de São Sebastião, será realizada uma missa em honra do Divino Espírito Santo.

A autarquia sublinha que este “é um ato simbólico” e apela ao cumprimento das recomendações sanitárias, evitando-se os ajuntamentos, com vista à salvaguarda da saúde pública.

As Festas do Espírito Santo têm uma forte expressão em todo o arquipélago dos Açores, envolvendo tradicionalmente cerimónias religiosas e a partilha de refeições na rua, além de atuações musicais e outras iniciativas comunitárias.