"A Força Aérea resgatou ontem, 19 de outubro, cinco pessoas que se encontravam à deriva em alto mar, em duas distintas embarcações", foi informado através de comunicado às redações.

"O primeiro alerta surgiu pelas 11h00, quando o EH-101 Merlin foi chamado a resgatar quatro pessoas que se encontravam a bordo de um veleiro, de bandeira espanhola, sem motor nem energia, após deflagrar um incêndio. Com vagas de 5 a 6 metros, o EH-101 Merlin extraiu os quatro passageiros, que se encontravam bem de saúde, a cerca de 166km de Porto Santo, no Arquipélago da Madeira", explicou a FAP.

Após ter aterrado o helicóptero foi "novamente ativado para realizar buscas por um pescador de uma embarcação de pesca desaparecido desde a madrugada de terça-feira, dia 18 de outubro".

"Três horas depois de ter descolado, o EH-101 Merlin avistou o pescador junto à linha de costa entre Porto Moniz e a Ponta de São Jorge. Ainda dentro da embarcação, que se encontrava à deriva, o pescador foi imediatamente resgatado", foi referido.

"Já dento da aeronave, recebeu cuidados de saúde pelo enfermeiro militar que seguia a bordo. Devido ao estado de saúde em que se encontrava, o pescador foi transportado para o Funchal, de onde seguiu para a unidade hospitalar mais próxima a fim de receber cuidados médicos", acrescentou a Força Aérea.