
Os serviços de comboio local e Eurostar foram interrompidos na estação Gare du Nord, em Paris, depois de ter sido encontrada uma bomba não detonada da Segunda Guerra Mundial nas proximidades, a 2,5 quilômetros da 'Estação do Norte' "no meio dos trilhos", segundo a SNCF.
"A descoberta durante a noite de uma bomba não detonada da Segunda Guerra Mundial durante trabalhos realizados a montante da Gare du Nord de Paris", disse a administração da SNCF.
O dispositivo foi identificado como um "obus da Segunda Guerra Mundial", que, segundo uma fonte que acompanha a operação, pesava "500 quilos" e "não explodiu". Nenhum comboio de alta velocidade, nem Eurostar ou qualquer outro tipo, circula nesta movimentada estação do centro de Paris. O tráfego "será retomado apenas depois das operações de retirada de minas que estão a ser organizadas pelos serviços especializados da polícia de Paris", afirmou a SNCF.
O Eurostar, que liga Londres, Bélgica, Alemanha e Países Baixos, foi desviado para iniciar a viagem em Marne-la-Vallée, a leste de Paris.
Não é incomum descobrir bombas de guerra não detonadas em locais como as linhas de comboio. Por altura da Segunda Guerra Mundial, vários pontos ferroviários eram atacados por britânicos e americanos para perturbar o esforço de guerra alemão.
À Rádio Sud, o Ministro dos Transportes, Philippe Tabarot, foi muito cauteloso quanto à retoma do trânsito. "Vai ser um dia muito complicado. O ideal seria poder repor o trânsito de forma um pouco mais gradual a partir da tarde”, disse.
Refira-se que a Gare du Nord é a estação ferroviária mais movimentada da Europa e serve 214 milhões de passageiros por ano.
Vários comboios com destino a Lille, Dunkerque e Valenciennes, no norte da França, foram desviados para a estação de Lyon, no sul da capital.
Já a meio da manhã, a polícia de Paris revelou também que duas estradas principais estão parcialmente encerradas. Algumas partes da circular de Paris, nomeadamente Boulevard Périphérique, estão encerradas na zona de Saint-Denis, assim como partes da A1, que é uma estrada importante para o norte da cidade.
"Nenhum temor"
O ministro dos Transportes, Philippe Tabarot, advertiu que o tráfego ferroviário será "muito perturbado durante todo o dia" e que, talvez, possa ser retomado "parcialmente" a partir das 16h locais.
"Não há nenhum temor em termos de segurança, mas há um procedimento e somos obrigados a cumpri-lo durante as operações de retirada de minas", explicou.
Philippe Tabarot e a empresa ferroviária pediram que a população "adie as suas viagens". A decisão de interromper o tráfego foi tomada "a pedido do comando da polícia de Paris" após a descoberta do artefacto
A bomba, que foi encontrada 200 metros ao norte do cinturão periférico, não exigiu a retirada de nenhum morador de Saint-Denis porque o artefacto estava "bastante longe" das zonas residenciais, informou o executivo municipal.
Esta não é a primeira vez que a descoberta de uma bomba da Segunda Guerra Mundial paralisa o tráfego ferroviário em Paris. Em 2019, um projétil encontrado no noroeste da cidade interrompeu a circulação de comboios entre a estação de Saint-Lazare e a periferia oeste da capital.
*Com AFP
Comentários