O secretário de Estado Adjunto e da Saúde deixou hoje o anúncio durante o Congresso da Ordem dos Nutricionistas, que está a decorrer em Lisboa.

Fernando Araújo explicou depois à agência Lusa que existem “várias propostas que estão a ser analisadas no âmbito do Orçamento de Estado para 2018” e que a expectativa é poder “aumentar em cerca de 50% o número de nutricionistas nos cuidados de saúde primários”.

“Vamos esperar pela discussão, mas parece existir consenso para que seja aprovada uma medida nesse sentido”, afirmou Fernando Araújo.

Atualmente, há cerca de 400 nutricionistas no Serviço Nacional de Saúde (SNS), sendo que nos centros de saúde existem cerca de uma centena.

Aumentar a presença de nutricionistas no SNS era um dos objetivos traçados para o segundo mandato da bastonária da Ordem destes profissionais, Alexandra Bento.

A criação da figura dos nutricionistas escolares é outra das pretensões da Ordem, que quer também “acabar com o exercício ilegal da profissão de nutricionista”, recordando que as plataformas online são locais privilegiados para falsos profissionais proliferarem.