As obras vão condicionar a Via Eng. Edgar Cardoso (VL8), um dos principais acessos à ponte da Arrábida, sendo que a rotunda Edgar Cardoso estará também cortada.

“Este constrangimento vai permanecer em vigor por um período de dois anos, estando sempre salvaguardados os acessos a casas, garagens, escritórios e estabelecimentos”, numa intervenção “motivada pela construção do canal de metro ao longo desta via estruturante” e “pela construção de três estações – Arrábida, Candal e Rotunda –, sendo esta última desnivelada e contando com um parque de estacionamento subterrâneo”, explica a Metro, que fala em alternativas.

“Em todo o traçado existem alternativas locais de circulação, devidamente sinalizados, assegurando as condições essenciais de mobilidade local nesta área. Foi inclusive reaberta ao trânsito a Rua António de Azevedo, junto ao Arrábida Shopping”.

A Linha Rubi, refira-se, tem 6,4 quilómetros e oito estações, inclui uma nova ponte no rio Douro. Ligará a Casa da Música, no Porto, a Santo Ovídio, em Gaia, tendo de ficar pronta até ao final de 2026.