As filas à porta do estacionamento dos centros comerciais não enganam. Mesmo aqueles que não têm fila têm nas montras, nos corredores e por todo o lado, os elementos que denunciam: aí estão as festas.
Com elas, vêm horários trocados nas carreiras, metros fechados e um monte de filmes nas televisões. Eis um guia para sobreviver a dois dias de alimentação exagerada (está bom tempo para uma caminhada pelas ruas desertas), ou de exacerbados sentimentos de pertença (porque não juntar-se a outras pessoas que não as mesmas de sempre?).
Na rua
Esta terça-feira, o IPMA prevê aguaceiros apenas para Viana do Castelo e Braga, no continente, e para Santa Cruz das Flores, Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada. No resto de território, ilhas incluídas, as previsões são de céu nublado a pouco nublado. As temperaturas oscilam dos 13º C, em Bragança, até aos 22º C no Funchal, com Lisboa a registar uma previsão de 17º C de máxima e o Porto com 20º C de máxima e 10º C de mínima.
Em resumo, na maior parte dos passeios na véspera de Natal não vai precisar de guarda-chuva. E se à meia-noite lhe oferecerem o dito chuço, ou uma gabardina impermeável, saiba que só se estiver em Viana do Castelo ou nos Açores terá oportunidade de os estrear.
As temperaturas no dia de Natal mantém-se praticamente inalteradas, segundo as previsões do IPMA, oscilando alguns graus nalguns distritos do território nacional.
Se o bom tempo convida ao passeio, saiba que quer o metro de Lisboa, quer o do Porto, anunciaram já alterações aos serviços.
O Metropolitano de Lisboa vai encerrar três horas mais cedo na véspera de Natal, às 22:00, reabrindo dia 25 de dezembro pelas 08:00. A Carris suspende todas as carreiras da Rede da Madrugada.
Já o Metro do Porto vai circular apenas até às 20:00 no dia 24 de dezembro, enquanto no dia de Natal a circulação acontecerá a partir das 08:30. No Porto, a alternativa são os STCP, que têm uma “operação especial” para a noite de Natal, garantindo serviço até cerca da 1:00, embora com a oferta ajustada face à procura, já que nos dias 24 e 25 de dezembro “o número de passageiros é inferior ao número habitual de um dia útil”, explica e empresa num comunicado enviado ao SAPO24.
A nível nacional, a CP também anunciou alterações nos horários dos comboios.
Nas compras
Atenção que os supermercados Pingo Doce e Continente fecham na maioria às 18:00 no dia 24 — e não abrem no dia 25. Mas vale a pena espreitar essa informação nas próprias páginas dos supermercados: Pingo Doce, Continente, Auchan.
Os centros comerciais também têm horários especiais nesta altura, pelo que importa sempre olhar para as páginas deles antes de sair de casa. Presentes de última hora no Colombo, em Lisboa, só podem ser comprados até às 19 no dia 24 (algumas lojas fecham mais cedo; o ginásio fecha logo às 14, por exemplo). E nada de trocas logo no dia 25: não abre.
Ainda em Lisboa, o Vasco da Gama, junto ao Parque das Nações, encerra também às 19 (com lojas a fechar mais cedo) no dia 24. E não abre no dia 25
No Porto, o Norte Shopping, em Matosinhos, segue as horas de Lisboa: 19, com o Continente a fechar às 18. E sem abrir dia 25.
O Parque Nascente, em Rio Tinto, está aberto todos os dias do ano, mas atenção que o hipermercado Auchan fecha às 17:30.
Nas alternativas
Há várias iniciativas para consoadas diferentes. As ceias de Natal solidárias para os sem-abrigo são algumas delas, organizadas pela Associação Remar Portuguesa. A ceia é gratuita e "aberta a toda a população mais carenciada e também a todos que nesta data se encontrem sozinhos e desejem passar um Natal na companhia de várias dezenas de voluntários”.
Acontece em quatro cidades do país, Lisboa (na praça do Martim Moniz), Porto (nas instalações da Remar, em Santos Pousada, n.º658), Coimbra (nas instalações da Remar, na rua da Sofia, n.º 173) e Portimão (na avenida Luísa Todi), sempre a partir das 19:30.
Na Madeira, o Mercado dos Lavradores recebe, a partir das 20:30, a ceia de Natal para os sem-abrigo. Trata-se de uma iniciativa da CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo, com o apoio do Hotel Porto Bay Mare que oferece a refeição à população em situação de sem-abrigo.
Não pensada para os sem-abrigo, a Paróquia de Campanhã, no Porto, promove, na noite da consoada, uma ceia de Natal para os que estão sozinhos. Começa às 19:00, com a evocação do Natal de Jesus, com algumas mensagens, poemas e cânticos de Natal, pelo coro paroquial. E, às 22:00, então, a ceia. Tudo na Casa dos Girassóis da Associação Nun’Álvares de Campanhã.
Pela primeira vez em 33 anos, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) promove uma ceia de Natal para alunos nacionais, internacionais e do programa Erasmus que vão passar a época natalícia longe da família. Acontece no Centro académico do Serviço de Ação Social do IPVC, no Largo 9 de Abril e tem a presença de José Cordeiro, bispo da diocese de Bragança-Miranda.
O Centro LGBT, da ILGA Portugal, em Lisboa, abre também as portas nos dias 24 e 25 de dezembro, para acolher quem não quiser estar sozinho nestes dois dias. O jantar de Natal partilhado começa esta terça a partir das 18:00, no número 40 da rua dos Fanqueiros; e ao meio-dia, na quarta.
Em Alcântara, Lisboa, na sede da UMAR, a TransMissão: Associação Trans e Não-Binária organiza igualmente um jantar de natal, a partir das 19:00.
Comentários