Um aparelho construído por seres humanos fez hoje pela primeira vez na História um voo controlado noutro planeta, com o helicóptero Ingenuity, transportado por uma sonda da NASA, a descolar e pousar na superfície de Marte.
O Ingenuity, que pesa cerca de 1.800 gramas, transportou um fragmento de tecido das asas que protagonizaram outro voo histórico: o do avião dos irmãos Wright, que fez o primeiro voo controlado registado na História, em 1903.
"Os dados do altímetro confirmam que o Ingenuity fez o seu primeiro voo. O primeiro voo de um aparelho propulsionado noutro planeta", afirmou o controlador do helicóptero, Havard Grip, numa comunicação emocionada e aplaudida entusiasticamente pelos seus colegas da agência espacial norte-americana.
O Ingenuity subiu até à altitude máxima prescrita de 3 metros e manteve um pairar estável por 30 segundos. De seguida, o helicóptero desceu e tocou a superfície de Marte após registar um total de 39,1 segundos de voo.
De acordo com a NASA, subir no ar marciano é um desafio, porque este é de uma densidade equivalente a apenas 1% da atmosfera terrestre.
Um dos principais objetivos da missão do robô Perseverance — que chegou a Marte a 18 de fevereiro, levando o helicóptero — é o estudo da astrobiologia, incluindo a procura de sinais de vida microbiana ancestral. Assim, este aparelho vai caracterizar a geologia e o clima anterior, abrindo caminho para a exploração humana do planeta vermelho. Esta é também a primeira missão que vai colher e armazenar rochas e poeiras marcianas.
A primeira viagem do Ingenuity estava inicialmente marcada para o domingo passado, mas teve de ser adiada após o aparecimento de um potencial problema durante um teste de alta velocidade dos rotores do helicóptero de 1,8 kg.
A NASA prevê até cinco voos, de dificuldade crescente, no período de um mês.
Comentários