Os bombeiros das zonas fustigadas pelos incêndios podem abastecer-se gratuitamente de bens essenciais nos hipermercados Continente, disse à Lusa fonte do grupo.

Para isso, basta que um responsável da corporação se dirija à loja mais próxima e peça os bens de primeira necessidade que mais fazem falta aos bombeiros, que se encontram no terreno a combater os incêndios que lavram no centro e no norte do país.

Caso seja necessário, a empresa também disponibiliza o transporte da mercadoria até aos locais.

Água, barras energéticas e outros bens não perecíveis são os mais necessários para quem está no terreno sujeito a muito trabalho e a altas temperaturas.

Entretanto, a Direção-geral da Saúde avisou que o leite não é um antídoto do monóxido de carbono, principal componente tóxico dos incêndios, lembrando que a inalação de fumos pode provocar danos nas vias respiratórias.

Paredes de Coura: em vez de fogo de artifício ajuda aos bombeiros

O concelho de Paredes de Coura não vai realizar este ano a habitual sessão de fogo-de-artifício nas festas do concelho e vai dar o montante que gastaria no espetáculo pirotécnico à associação humanitária dos bombeiros locais.

Em comunicado, aquela autarquia do Alto Minho explicou que a medida foi hoje anunciada pelo presidente da Câmara Municipal, Vítor Paulo Pereira, na sessão comemorativa do dia do concelho.

"Este é um claro sinal de pedagogia e prevenção, ajudando quem mais combate o flagelo dos fogos num gesto de nobre cidadania. É uma questão de sensatez e não se trata de pôr em causa uma tradição", afirmou o presidente da Câmara, Vítor Paulo Pereira, citado naquela nota.

Segundo o autarca socialista "as tradições também podem mudar ou acabar, se isso significar avanço civilizacional".

"Não faz sentido ver os bombeiros a lutar e outros membros da comunidade incrementar o risco de incêndio, por menor que este seja. Fora da época de verão, quando não existe risco, aí a situação é outra", referiu.

Naquela cerimónia do dia do concelho Vítor Paulo Pereira distinguiu, entre outras personalidades, o antigo bombeiro, Domingos Rocha, com a medalha de prata do município.

De acordo com a autarquia, "nos últimos dias Paredes de Coura tem sido fustigada por inúmeros fogos florestais, alguns de grande relevo com especial incidência nas freguesias de Rubiães e Vascões, bem como na área da Paisagem Protegida de Corno do Bico.

"Para estes fogos florestais foram mobilizados todos os bombeiros do concelho, com o apoio das corporações vizinhas e Juntas de Freguesia, para além da ajuda de inúmeros populares que se juntaram aos operacionais, que tudo fizeram para salvar as pessoas e minimizar os estragos nas propriedades e bens", frisou.

As festas do concelho de Paredes de Coura começaram no passado dia 01 e terminam no domingo.

Do futebol à música, chegam apoios

Outras empresas e instituições têm também tornado públicas várias iniciativas de apoio aos bombeiros. Ontem o Sporting anunciou que vai promover uma ação de ajuda aos bombeiros, no próximo dia 13 de agosto, dia em que se realiza o jogo inaugural da nova época do campeonato nacional de futebol.

No jogo Sporting -- Marítimo, no Estádio José Alvalade, os adeptos são convidados a trazer "água, barras de cereais, fruta fresca e leite para entregar aos voluntários que estarão junto aos torniquetes", lê-se no Facebook do clube.

Ainda no futebol, outro clube, o estreante Arouca, clube de uma das regiões mais fustigadas pelos incêncios dos últimos dias, anunciou que no jogo do play-off da Liga Europa frente ao Olympiacos, a 18 de agosto, independentemente do valor do bilhete, por cada ingresso vendido, o Arouca doará um euro para a corporação de bombeiros.

A organização do Festival NEOPOP, que se realizou neste fim-de-semana em Viana do Castelo, entregou, por seu lado, aos Bombeiros Voluntários de Viana todo o stock de água e sumos que sobrou dos três dias do evento. 

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.