São 61 projetos finalistas para os prémios da Nova Bahaus Europeia (NEB), com seis portugueses, cujo ponto de contacto nacional para apoio e divulgação é a Agência Nacional de Inovação (ANI): Reabilitar Troço a Troço (RTT), Programa Atlantis – Underwater Ecological Education Program , Casas e Lugares do Sentir – Craft Lab , Science in Migrant Communities, Uma Casa na Montanha é um Chapéu e Worldfield House fot the Worldfield in Rophenklempenow.

Os finalistas foram selecionados de entre mais de 1400 candidaturas. Serão atribuídos, no total, 15 prémios NEB: 12 são selecionados por um júri (um por cada uma das quatro categorias a concurso em cada uma das três vertentes do prémio) e três são selecionados através de uma votação pública (um por vertente). Cada pessoa só pode votar uma vez, podendo selecionar até três projetos por vertente.

Os finalistas nacionais foram reconhecidos nas vertentes A - New European Bauhaus Champions e C - New European Bauhaus Education Champions e os vencedores poderão receber um prémio monetário de 30 mil euros cada. Sendo assim, cada pessoa poderá votar no finalista nacional da Categoria A e em três dos cinco finalistas da categoria C. Os vencedores serão conhecidos dia 22 de junho.

A NEB é uma iniciativa criativa e interdisciplinar que liga o Pacto Ecológico Europeu aos espaços e experiências de vida. Os Prémios da NEB pretendem celebrar iniciativas exemplares que liguem sustentabilidade, estética e inclusão - os três valores complementares da NEB.