A Kruidvat, que retirou o produto de imediato das lojas, disse, em comunicado publicado nas redes sociais, “lamentar profundamente o incidente” e informou os clientes que podem devolver o produto e receberão o seu dinheiro de volta.

O livro, segundo a BBC, foi produzido na Índia e não se sabe porque é que a figura de Hitler figurava entre os desenhos para colorir por letras.

“O livro esteve à venda durante metade do dia, na segunda-feira, 3 de abril, e várias dezenas foram vendidos, disse um porta-voz da Kruidvat ao site local de informação NU.nl.

A Trifora, editora belga que distribui o livro, fala em “erro lamentável”. "A nossa suspeita é que a pessoa que criou o livro se tenha baseado num outro livro de pessoas famosas e tenha selecionado umas quantas, o que infelizmente incluiu Adolf Hitler. Talvez não o tenha reconhecido”, disse um porta-voz editora, citado pelo mesmo site de informação.

Além de Hitler, o livro tem imagens de Nelson Mandela, Abraham Lincoln e Albert Einstein. “É uma péssima combinação de fatores. Conferimos as traduções, mas não as imagens para colorir”, assumiu o porta-voz da Trifora.

A editora e a retalhista deram conta do problema quando alguns clientes começaram a queixar-se nas redes sociais.

O livro só é distribuído na Holanda.