"O fogo está com uma dimensão dantesca, a evoluir rapidamente e com projeções muito largas", disse à agência Lusa o presidente daquele município do distrito de Santarém, Jacinto Lopes, referindo que "há casas em risco" e que, "por questões de segurança", foi necessário retirar algumas pessoas das suas casas, tendo estas sido transportadas para a Santa Casa da Misericórdia de Ferreira do Zêzere.
Segundo disse o autarca, cerca das 22:30, a partir do posto de comando instalado junto à igreja de Nossa Senhora da Orada, freguesia de Beco, "a situação está muito complicada e existem muitas preocupações", tendo precisado que "15 pessoas foram transferidas por precaução da aldeia de Ral", freguesia de Beco, nomeadamente idosos e pessoas acamadas.
"Vai ser uma noite a defender pessoas e casas, temos muito trabalho pela frente", vincou, relativamente a um incêndio que o autarca afirmou ter "mão suspeita".
O presidente da Câmara de Ferreira do Zêzere disse ainda que "está a ser ponderada" a ativação do Plano Municipal de Emergência.
Segundo a página da Proteção Civil, às 22:50 estavam a combater este incêndio, que mantém duas frentes ativas e lavra em povoamento florestal, 262 operacionais apoiados por 78 viaturas.
Comentários