O governo da região de Castilla-La Mancha lançou um plano de emergência na província de Toledo, onde se encontra esta lixeira denunciada pelos ecologistas, entre os municípios de Valdemoro e Seseña. O fogo "produziu uma nuvem tóxica que pode afetar uma parte da população da localidade de Seseña", de 20.000 habitantes, advertiu o governo regional em comunicado. A nuvem de fumo é visível desde o centro de Madrid, como se vê na imagem.
As autoridades mobilizaram os bombeiros de Madrid, de Toledo e também helicópteros. "Neste momento aproximadamente um quinto da instalação está afetada. São muitos milhares de toneladas que estão acumulados", explicou Luis Villarroel, responsável pelos bombeiros de Madrid, num vídeo publicado no Twitter por este corpo. Nele, recomenda que os moradores fechem portas e janelas e tentem expor-se o mínimo possível ao fumo.
O alerta chegou à 01h20 local (madrugada), disse um porta-voz dos serviços de urgência à AFP. "Não há pessoas afetadas" pelo incêndio, acrescentou.
A lixeira, que tem cerca de 90 mil toneladas de pneus em 100 hectares, foi considerada ilegal em 2003 por não respeitar as regras ambientais, segundo o El País, e desde 2011 que não havia depósito de mais pneus.
Comentários