Segundo o mesmo responsável, o incêndio encontra-se dominado há cerca de uma hora (desde cerca das 21:00).

Também na página da Proteção Civil, o incêndio figura como estando em fase de resolução, permanecendo no terreno 531 operacionais e 184 meios terrestres.

Contactado pela Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Almodovar congratulou-se com o facto de o incêndio estar "controlado", referindo ter sido informado pelo comando operacional de que, salvo algum imprevisto ou mudança repentina de vento, o fogo poderá vir a ser extinto durante a noite de hoje ou madrugada de domingo.

Segundo o autarca, as condições meteorológicas, com mais de 80 por cento de humidade, poderão ajudar os bombeiros na tarefa de apagar o incêndio que atingiu o concelho de Almodovar.

"Estou otimista", afirmou à Lusa, revelando que "só houve uma povoação em risco", a de Corte Figueira Mendonça, e um "monte muito pequeno", mas que a intervenção dos bombeiros e meios aéreos evitaram o pior.

O presidente daquela edilidade congratulou-se ainda por "não haver vidas humanas a lamentar", referindo que o fogo causou estragos na agricultura e queimou sobreiros e pastagens do gado.

Durante a tarde, o incêndio chegou a lavrar em duas frentes ativas, uma de um quilómetro e outra de quilómetro e meio, consumindo área de eucaliptal e de mato, segundo a Proteção Civil.

Às 15:15 a página internet da Proteção Civil indicava que as chamas, que lavram desde as 11:23, estavam a ser combatidas por 276 operacionais, 89 viaturas e cinco meios aéreos.