De acordo com a SIC Notícias, o helicóptero do INEM aterrou de emergência durante esta manhã em Mondim de Basto, em Vila Real.

Na aeronave seguiam dois pilotos, um médico e um enfermeiro, que sofreram algumas escoriações.

A Proteção Civil informa, no seu site, que estão no local 30 operacionais, apoiados por quatro veículos.

“Todos os ocupantes do helicóptero encontram-se livres de perigo e serão transportados para o Hospital de Vila Real por precaução”, afirmou o INEM, em comunicado.

Fontes dos bombeiros de Mondim de Basto e do Sub-comando regional do Ave disseram à agência Lusa que os quatro ocupantes saíram ilesos do acidente com a aeronave, no entanto, fonte do INEM referiu que os quatro apresentam algumas escoriações e vão ser encaminhados para o hospital “por precaução”.

Este organismo referiu que o acidente ocorreu pelas 12:55, no momento em que a aeronave AW139 se preparava para aterrar em Mondim de Basto para socorrer uma vítima.

O comandante dos bombeiros de Mondim de Basto, Carlos Magalhães, disse à agência Lusa que o acidente aconteceu na zona de Atei, distrito de Vila Real, que a bordo seguiam quatro tripulantes e que a aeronave tinha sido acionada para um acidente de trabalho numa pedreira, naquela freguesia.

“Neste momento estão-se a efetuar as manobras de proteção ao helicóptero, uma vez que traz 900 litros de combustíveis”, referiu o comandante, pelas 14:00.

Fonte do Sub-comando regional do Ave disse que a bordo da aeronave seguiam o piloto, copiloto, médico e enfermeiro e salientou que “não há feridos registar”, apenas danos materiais.

Segundo explicou esta fonte , durante a aterragem, as hélices levantaram muito pó e a aeronave terá embatido numas árvores ali existentes, e, em consequência, o aparelho “tombou lateralmente”.

A equipa do helicóptero do INEM, sediado em Macedo de Cavaleiros, tinha sido acionada para um acidente de trabalho numa pedreira, uma queda em altura, sendo que, para a retirada do ferido foi, entretanto, acionado o helicóptero do INEM sediado em Viseu.

Segundo a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), para o local do acidente foram mobilizados 43 operacionais e 16 viaturas.

Contactada pela Lusa, o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) disse ter sido foi notificado de uma ocorrência relativa a acidente com um helicóptero do INEM na zona de Mondim de Basto, estando a mobilizar uma equipa de investigação para o local.

Em novas declarações aos jornalistas, o comandante Carlos Magalhães indicou que aeronave estava estabilizada, após a observação de um mecânico especialista. Até ao momento, ainda não há informação sobre o que terá acontecido, nem em que momento o helicóptero poderá ser retirado do local.

Além do piloto que sofreu alguns ferimentos e foi, primeiramente, assistido pelo co-piloto, o médico e o enfermeiro a bordo, os ocupantes terão sido evacuados para o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes apenas por precaução. Inicialmente, o ferido considerado como leve foi transportado para o Centro Hospitalar de Guimarães.

*Com Lusa

(Notícia atualizada às 15h45)