Em comunicado, a IP informa que o arranque dos trabalhos teve início ao quilómetro 334,542 da Linha do Norte.

A empresa também indica que a empreitada decorrerá "sempre de madrugada" e "sem implicar constrangimentos à normal circulação de comboios".

Os trabalhos incluem a substituição dos aparelhos oleodinâmicos, reforço da secção das carlingas sobre os pilares de margem, reparação de betão, bem como reparação das bainhas de proteção dos cabos de pré-esforço exterior.

De acordo com nota da IP, o investimento é de 843 mil euros e a duração das obras é de 240 dias.

"[Esta intervenção] é desenvolvida no âmbito do plano de manutenção de pontes ferroviárias da IP para o ano de 2020 e tem como objetivo a observância dos índices de fiabilidade, comportamento e segurança", refere a empresa.

Projetada pelo engenheiro Edgar Cardoso, a ponte São João, foi construída para substituir a Ponte D. Maria Pia, tendo entrado ao serviço no dia 24 de junho de 1991.

A ponte é construída em betão armado e pré-esforçado, composta por 12 tramos contínuos, em que os três tramos centrais se localizam sobre o rio Douro, três tramos sobre a margem direita e seis tramos sobre a margem esquerda, perfazendo um comprimento total de 969 metros.