Segundo o jornal online espanhol Salamanca24, o jovem, de nacionalidade portuguesa, estava numa zona de aulas para iniciados da modalidade quando se queixou aos amigos e ao monitor de fortes dores de cabeça.

O alerta foi dado pelas 11h30 (hora local), tendo o jovem sido rapidamente transportado para o departamento médico da própria estância de esqui.

Lá deu-se conta de que se tratava de algo mais grave, uma vez que "sofreu várias paragens cardiorespiratórias" pouco depois, disse o presidente da câmara de Bejar, Alejo Riñones à publicação espanhola.

O jovem não chegou a ser transportado para o hospital mais próximo, uma vez que um consenso médico determinou que este não apresentava condições que permitissem o transporte para unidade de saúde, e acabou por falecer no local.

Fonte da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas adiantou à Lusa que o rapaz - que estava a aprender a esquiar integrado num grupo de colegas e professores de Desporto da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, na Gândara dos Olivais, distrito de Leiria - "deverá ser submetido a exames médicos e legais na quinta-feira".

"É assim previsível, mas não seguro, que o corpo possa ser libertado na sexta-feira", para posterior trasladação para Portugal, explicou a fonte.

A fonte oficial da secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas considerou, no entanto, que ainda é "prematuro" adiantar a causa da morte do rapaz, uma vez que "em princípio, a autópsia apenas será feita na quinta-feira".

Em declarações à Lusa, Pedro Biscaia, diretor da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, disse que foram surpreendidos com o sucedido.

"Fomos surpreendidos a meio da manhã com um telefonema dos colegas de Educação Física que estavam a acompanhar a atividade, dizendo que o aluno faleceu, aparentemente, friso, aparentemente, devido a um aneurisma. Não houve qualquer queda ou acidente. O jovem foi ainda de urgência para o hospital", disse.

O diretor da Escola acrescentou que o grupo iria ficar até sexta-feira, mas devido ao sucedido "já está de regresso com alguns professores".

"Os pais já foram para lá, onde ficaram dois professores para os acompanhar", concluiu.

[Notícia atualizada às 18:13]

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.