"Estou profundamente sensibilizada por tantas pessoas terem saído às ruas para celebrar o meu jubileu de platina", disse a monarca numa mensagem divulgada pelo Palácio de Buckingham e assinada pela própria Isabel II.

"Apesar de não ter participado em todos os eventos pessoalmente, o meu coração está com todos e continuo determinada a servi-los o melhor possível, apoiada pela minha família", acrescentou.

A monarca afirmou ainda esperar que "este sentimento renovado de união" persista "por muitos anos".

Milhares de pessoas deslocaram-se hoje até ao centro de Londres para ver o último dia das celebrações dos 70 anos de reinado de Isabel II.

No final de um desfile que envolveu mais de 10.000 pessoas, a monarca, de 96 anos, surgiu na varanda do Palácio de Buckingham, uma presença que se manteve incerta até ao último momento, tendo em conta que a rainha cancelou a presença em vários eventos neste fim de semana por questões de saúde.

Acompanhada pelos seus herdeiros, os príncipes Carlos e William e respetivas famílias, a rainha Isabel II permaneceu durante alguns breves minutos na varanda, sorridente e segurando uma bengala, acenando à multidão.

Apesar de não ter a intenção de abdicar, fiel a uma promessa que fez em 1947, antes de subir ao trono, de dedicar toda a sua vida a servir, Isabel II faz-se representar cada vez mais nos últimos tempos pelo herdeiro do trono, o príncipe Carlos, de 73 anos.