Segundo informações do semanário Der Spiegel e do diário Süddeutsche Zeitung, que citam como fontes participantes dos encontros mantidos na quinta-feira por Trump em Bruxelas, o Presidente dos Estados Unidos classificou os alemães de “maus, muito maus”.
“Vejam os milhares de automóveis que vendem nos Estados Unidos. Horrível. Vamos pará-los”, terá dito Trump, segundo o “Der Spiegel”.
“Eu não quero comentar, mas devo comentar”, disse hoje Juncker, questionado sobre as declarações de Donald Trump, durante uma conferência de imprensa antes da abertura da cimeira do G7 em Taormina, Itália.
O Presidente da Comissão Europeia disse que o encontro com Trump foi “franco e construtivo” e afirmou que “não é verdade que tenha dito isso sobre os alemães”.
“Não é verdade que o Presidente (Trump) tenha tido uma abordagem agressiva. É um problema de tradução. Ele não disse que os alemães se portavam mal, disse que havia um problema. Não foi agressivo”, afirmou Juncker.
O Presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que também participou no encontro com Trump em Bruxelas, disse por seu lado que não quer “participar nesta cultura de fugas” de informação.
Donald Trump e Angela Merkel deverão encontrar-se hoje na cimeira do G7 em Taormina.
Nem o governo alemão, nem a Casa Branca, comentaram ainda as alegadas afirmações de Trump.
Comentários