A presidente da Comissão Europeia "declarou que o resultado da guerra deve ser a derrota total da Rússia, o tipo de derrota que por décadas, muitas décadas, a Rússia não consiga restaurar a sua economia", disse Lavrov em entrevista a um canal de televisão russo.

"Não é isto uma forma de racismo, nazismo, como tentativa de resolver a questão russa?", questionou, evocando a vitória da Rússia contra a Alemanha nazi, na Segunda Guerra Mundial.

A chefe da Comissão Europeia está em Kiev com uma equipa de comissários europeus para a cimeira Ucrânia-UE que terá lugar no país devastado pela guerra, na sexta-feira.

Nas últimas semanas, von der Leyen disse que a Europa deve prevalecer perante a agressão da Rússia e que as sanções, sem precedentes, fizeram com que a economia russa “regredisse uma década”.

Entretanto, o Ministério das Relações Exteriores da França negou que o seu país ou os seus aliados estivessem em guerra com a Rússia, depois da decisão de enviar tanques pesados para a Ucrânia ter sido fortemente criticada por Moscovo.

O presidente russo, Vladimir Putin, tem traçado com frequência paralelos entre o que chama de "operação militar especial" na Ucrânia e a guerra contra a Alemanha nazi.

Putin lançou o conflito na Ucrânia, em fevereiro de 2022, sob o pretexto de "desnazificação" do país vizinho.