Portugal está em contagem decrescente para as legislativas antecipadas de 30 de janeiro. As eleições não estavam no calendário, mas o chumbo do Orçamento do Estado para 2022 levou Marcelo Rebelo de Sousa a dissolver a Assembleia e devolver aos eleitores a decisão sobre quem deve estar à frente dos destinos do país.

A covid-19 trouxe grandes desafios às democracias e economias modernas, pelo que o pós-pandemia será um momento decisivo para a recuperação económica e social de todos os países — e Portugal não é exceção. É neste contexto que se discutem soluções de governabilidade à esquerda, à direita e até ao centro, sendo que há mais incógnitas do que certezas nesta fase e os partidos com assento parlamentar dispensam compromissos que lhes fechem portas depois da noite decisiva.

Assim, e até ao dia das eleições, numa edição diária do podcast de política “O sapo e o escorpião”, Isabel Tavares traz para o debate os temas que marcam a atualidade da campanha, como o Serviço Nacional de Saúde, e discussões de fundo, como a reforma do sistema eleitoral, o voto obrigatório, o número de deputados ou o papel da Europa. Susana Coroado, Paulo Sande, Álvaro Beleza, Miguel Guimarães, Marques Mendes,Tiago Mota Saraiva e António Frias Marques são alguns dos nomes convidados a refletir sobre o país que temos e o país que desejamos ter. Para ouvir no SAPO24, no Spotify e outras plataformas habituais de podcasts.

Durante estas duas semanas de campanha, o SAPO24 publica ainda uma série de guias sobre os programas eleitorais dos partidos. É professor ou enfermeiro? É pensionista ou empresário? Tem filhos na escola ou habitação própria? Estas são as propostas que mais lhe podem interessar (ou afetar).

Porque o voto deseja-se informado, o SAPO24 vai lançar um conjunto de explicadores sobre temas como o RSI, os escalões do IRS, o SNS e regimes de saúde contratados, crescimento económico, salário mínimo e salário médio, entre outros. Como é que estes indicadores têm evoluído em Portugal? Com quem nos comparamos na Europa? Qual o impacto das propostas avançadas por aqueles que se propõem ditar as regras na próxima legislatura? Esteja atento à publicação, a partir desta semana, em 24.sapo.pt .

Se está a pensar votar antecipadamente ou tem dúvidas sobre o que está em causa nestas eleições, recomendamos a leitura deste guia rápido sobre estas Legislativas. Se deseja estar a par das notícias que marcam a atualidade da campanha eleitoral a cada dia, reunimos tudo aqui.

Depois das urnas fecharem, numa emissão em direto a partir das 22h00, em "o sapo e o escorpião" fazemos a análise dos resultados da noite eleitoral: quem perde, quem ganha quem pode ganhar apesar de ter perdido? Para o dia seguinte, pelas 11h00, e também numa emissão em direto, fica a discussão sobre o governo e o país que teremos nos próximos quatro anos. Junte-se à conversa com Isabel Tavares, Álvaro Beleza, João Duque, entre outros analistas convidados, no dia 30 e 31 de janeiro, em 24.sapo.pt ou através do Facebook do SAPO24.

Paralelamente, a redação do SAPO24 vai estar a acompanhar ao minuto a noite eleitoral, da contagem dos votos aos discursos de concessão e de vitória, e trar-lhe-á a informação e a análise mais relevante nos dias seguintes, da negociação de alianças até à definição das linhas mestras da próxima governação.

O futuro do país discute-se aqui. Contamos consigo.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.