"Depois de juntarmos todos os autarcas de 26 municípios para nos alinharmos para esta grande missão, estamos num primeiro grande momento de terreno", avançou Paulo Lameiro, na cerimónia de apresentação da programação cultural de Leiria para 2019.

A candidatura, batizada Rede Cultura 2027, junta municípios das comunidades intermunicipais da Região de Leiria, Médio Tejo e Oeste, cujos presidentes reunirão pela primeira vez no dia 22.

"Vamos ter um primeiro encontro do Conselho Geral da nossa candidatura, que vai reunir os presidentes de todos os municípios para começar a tarefa hercúlea de montar uma candidatura", avançou o coordenador, considerando que, em 2019, "o mais importante" será o processo de reflexão.

"Precisamos de saber o que queremos fazer e o que já temos - e temos muitíssimo - mas é importante esta reflexão: o que é que é importante? O que é prioritário? Como chegar lá? Com que agentes? Que programadores?".

Segundo Paulo Lameiro, estão previstos oito encontros do Conselho Geral da Rede Cultura 2027, dois em Leiria e os restantes em municípios vizinhos.

"Nesses encontros vão estar alguns especialistas nacionais e todos os agentes que querem a cultura nas suas vidas", sublinhou, classificando a missão de preparar a candidatura como "um desafio extraordinário".

"É um desafio extraordinário, porque este projeto deve nascer não de uma ideia, não de uma suposta grande revelação do que deve ser a cultura, mas devemos ouvir as pessoas, uma a uma, todos os agentes, do norte ao sul".

Em 2019, a Rede Cultura 2027 conta lançar uma base de dados com a programação de todos os agentes do território, para consulta em tempo real, e uma aplicação móvel para divulgar o que está a acontecer em Leiria, no território da candidatura e, também, o que estão a fazer os agentes culturais da cidade que trabalham fora.

Paulo Lameiro anunciou ainda para este ano as primeiras experiências de coprodução e itinerância patrocinadas pela candidatura.

"Apostámos numa candidatura em rede, porque juntos somos, de facto, mais, muito mais. Isto é muito mais do que o somatório das partes. Vamos ter seguramente um ano extraordinariamente significativo para a candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027".

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.