"Um drone militar russo (...) despenhou-se ontem [sábado] no leste da Letónia. Está a decorrer uma investigação", publicou o presidente Edgars Rinkevics na rede social X (antigo Twitter).

"Estamos em estreito contacto com os nossos aliados. O número de incidentes deste tipo está a aumentar ao longo do flanco oriental da NATO e temos de lidar com eles coletivamente", acrescentou.

Entretanto o ministro da defesa esclareceu em comunicado que o drone entrou no espaço aéreo do país a partir da Bielorrússia e caiu no município de Rezekne.

"Esta situação confirma que devemos continuar o trabalho que iniciámos para reforçar a fronteira oriental da Letónia, em particular através do desenvolvimento de capacidades de defesa aérea e de guerra eletrónica para limitar a atividade dos drones", destacou Andris Spruds.

Também na madrugada deste domingo, os radares do exército romeno detetaram um drone que entrou no seu espaço aéreo antes de "deixar o território nacional em direção à Ucrânia".

O Ministério dos Negócios Estrangeiros romeno condenou veementemente uma "nova violação" do seu espaço aéreo, apelando a Moscovo para que ponha fim aos "ataques repetidos", que conduzem a uma "escalada irresponsável" da situação de segurança na região, lê-se num comunicado, citado pela Agência France-Presse.