Ao contrário das pessoas, que cada vez mais começam a ficar saturadas da vida que acontece através de um ecrã, os chimpanzés de dois zoos na República Checa — em Dvur Kralove e Brno — tornaram-se fãs das videochamadas, conta o The Guardian.
Os animais, que não têm interações com visitantes desde dezembro, altura em que as instalações dos jardins zoológicos foram fechadas devido à covid-19, "contactam" entre si através de vídeos em direto. Para tal, foram instalados ecrãs nos seus recintos e começa a ser verificado interesse por parte dos primatas.
"No início eles aproximavam-se do ecrã com gestos defensivos ou ameaçadores, houve interação", referiu Gabriela Linhartova, tratadora em Dvur Kralove. Contudo, ao longo do tempo as reações têm vindo evoluir. "Mudou para o modo 'estou no cinema' ou 'estou a ver TV'. Quando eles veem algumas situações tensas, levantam-se do sofá, como nós quando assistimos a um evento desportivo ao vivo", frisou.
Além disso, os chimpanzés também adotaram outros comportamentos humanos, como pegar em comida para mastigar enquanto assistem à ação no ecrã.
As imagens são também divulgadas ao público, de forma diária, das 8h às 16h até ao final de março. Nessa altura, os tratadores vão avaliar se devem continuar.
De acordo com o site do zoo em Dvur Kralove, a transmissão ao vivo provavelmente vai acabar por cansar os chimpanzés. "O que volta a acontecer perde a atratividade. Portanto, em breve substituiremos a transmissão ao vivo por algo com que os chimpanzés vão ter de preocupar um pouco. E assim por diante. É um jogo que traz alegria para as duas partes", explicou Gabriela Linhart.
Comentários